Saúde de Jaraguá do Sul apresenta contas do 1° quadrimestre de 2026

Apresentação das Contas na Câmara

No dia 22 de junho de 2026, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul promoveu uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde foram apresentadas as contas do primeiro quadrimestre de 2026. O encontro foi liderado por Jonathan Reinke, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, com a apresentação principal a cargo do secretário municipal de Saúde, Rogério Luís da Silva. O evento teve como base a Lei Complementar nº 141/2012, que estabelece a obrigação de relatórios periódicos sobre as atividades e o uso de recursos na área da saúde.

Estrutura da Rede Municipal de Saúde

A atual rede municipal de saúde em Jaraguá do Sul conta com 799 profissionais que proporcionam atendimento em 28 Unidades Básicas de Saúde. Adicionalmente, há uma unidade básica localizada dentro de uma unidade prisional, 37 equipes de Saúde da Família e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps II, Caps AD e Caps Infantil). O sistema ainda abrange o Serviço de Atendimento Domiciliar, cinco farmácias básicas, uma farmácia especializada, duas policlínicas, o Centro de Especialidades Odontológicas e o PA Médico Ambulatorial. Também são realizados serviços de vigilância sanitária, saúde do trabalhador, epidemiologia, imunização, centro de testes, atendimento especializado, laboratório e controle de zoonoses.

Investimentos Realizados até 2026

Investimentos na saúde foram um ponto forte apresentado pelo secretário Rogério, especialmente em serviços voltados ao atendimento à população. Para o primeiro quadrimestre, o município empenhou um total de R$ 157 milhões, com pouco mais de R$ 86 milhões já liquidados, referentes a serviços já prestados e entregues à comunidade. Dentre os recursos, o fundo federal aportou R$ 33.964.174,53, enquanto o estado contribuiu com R$ 11.102.300,09. A aplicação de recursos próprios atingiu 16,56%, superando a exigência constitucional de 15%.

Saúde de Jaraguá do Sul

Ações de Prevenção e Promoção da Saúde

Durante a audiência, foram discutidas várias ações de prevenção e promoção da saúde que a Secretaria implementou. No primeiro quadrimestre, o município registrou 56.757 doses de vacinas aplicadas, além de 94.048 atendimentos em consultas médicas nas unidades de saúde. A promoção da saúde materno-infantil também foi abordada, com 4.256 consultas de pré-natal realizadas.



Mudanças no Serviço de Atendimento Domiciliar

Uma mudança significativa diz respeito ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Este serviço, destinado a pacientes que necessitam de acompanhamento após alta hospitalar, será integrado ao Hospital São José, que deverá assumir a sua administração. O secretário destacou que essa integração visará fornecer um atendimento mais eficiente, principalmente para pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, de forma que se possa oferecer uma equipe multiprofissional para cada caso.

Desafios na Saúde Mental Local

O projeto Saúde Redes, em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês, foi um destaque nos esforços para melhorar o atendimento à saúde mental no município. A criação de uma comissão multi-institucional visa abordar questões relacionadas à saúde mental, unindo esforços entre diferentes setores, como saúde pública, ministério público e entidades da sociedade civil.

Dados de Vacinação e Imunização

Durante a audiência pública, também foram apresentados dados sobre a vacinação e a imunização da população. O município já aplicou 33.674 doses em grupos prioritários, representando 53% do público-alvo total. A vacinação contra a gripe, que começou em 28 de março, tem sido uma prioridade para a Secretaria, que tem trabalhado para garantir a imunização eficaz da população.

Resultados das Consultas Médicas

Em relação aos atendimentos, a Secretaria registrou um total de 19 mil consultas médicas na atenção especializada e 29.042 atendimentos na fisioterapia. Além disso, foram contabilizados 6.179 atendimentos de urgência na atenção básica e prontos-socorros, com destaque para a assistência farmacêutica, que efetivou 121.986 dispensações.

Vigilância em Saúde e Dengue

A Vigilância em Saúde também foi abordada, com 165 ouvidorias registradas na área de vigilância sanitária e 388 inspeções realizadas. Em relação à dengue, o município confirmou 22 casos, sendo dois importados. A Vigilância informou que mais de 1.100 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados, resultando em 4.799 inspeções em armadilhas e 63.939 vistorias atualizadas. Novas estratégias, como o uso de ovitrampas, têm sido implementadas para aumentar o controle da transmissão de doenças.

Recursos Financeiros e Transparência

A audiência também reforçou a importância da gestão financeira na saúde. No primeiro quadrimestre de 2026, foram destinados R$ 431,03 por habitante, um investimento que deve crescer ao longo do ano. O município está comprometido em assegurar a transparência em todos os gastos na área da saúde, com relatórios detalhados e acessíveis à população.

Com todas essas iniciativas, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul procura atender as demandas da população, promover a saúde e garantir um atendimento digno e eficiente a todos os cidadãos.



Deixe um comentário