De 19 de janeiro a 1º de fevereiro ocorre a 9ª edição de um dos maiores festivais de música clássica do mundo, reunindo celebridades internacionais e jovens músicos de quase 30 países em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, a apenas 180 quilômetros de Curitiba e 200 de Florianópolis.

Boa oportunidade para as férias, já que é possível pegar uma praia de manhã e assistir a um concerto de padrão internacional à noite. E o melhor, com entrada franca.

Desde sua primeira edição, em 2006, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) vem colocando Jaraguá do Sul no roteiro dos grandes eventos culturais do Brasil. Em oito anos de realização, mais de 200 mil pessoas já acompanharam os concertos no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística, e em locais alternativos como shoppings, praças, igrejas, escolas e hospitais, além de diversas cidades do Estado.

De 19 de janeiro a 1º de fevereiro será a vez da 9ª edição do Festival, com 14 dias de imersão musical nesta cidade de colonização europeia, próxima ao litoral norte catarinense. Fato que transforma as férias em Santa Catarina em uma boa opção para quem não abre mão de programas culturais. Depois de se esbaldar nas disputadas praias durante o dia, bem próximas de Jaraguá do Sul, é possível curtir espetáculos gratuitos com música clássica de padrão internacional à noite. Mas atenção: programe-se para pegar seu ingresso com alguns dias de antecedência, pois as principais apresentações costumam ser lotadas.

Ao todo, cerca de 800 participantes, entre jovens estudantes, professores e regentes do circuito de clássica internacional de quase 40 países se reunirão não só aprimorar seus conhecimentos, mas para tornar acessível ao grande público obras orquestradas de difícil execução de autores consagrados do Brasil e Exterior. Além do palco principal, há dezenas de apresentações em palcos alternativos espalhados pela cidade. Shoppings, praças, igrejas, supermercados e museus são invadidos por diferentes notas musicais aos sons de violino, violoncelo, flauta, harpa, clarinete, oboé e muito mais.

Jaraguá do Sul, além de se tornar conhecida por sediar o próprio Femusc – considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina e um dos grandes festivais mundiais do gênero – tem também uma natureza exuberante. Suas paisagens com montanhas e rios atraem o ano todo para o ecoturismo. A localização valorizada pelos praticantes de esportes radicais, como voo livre (destaque para o ponto de decolagem no Morro Boa Vista), rafting, montanhismo, rapel, enduro, cavalgada e caminhada pelos inúmeros bosques, parques e cachoeiras. No quesito gastronômico, o forte são as padarias, casas de chá e cafeterias especializadas em doces de tradição alemã, como as famosas cucas da região.

Atrações

Entre as principais atrações da edição 2014 está Jean-Yves Thibaudet – pianista francês considerado um dos maiores fenômenos artísticos da atualidade. No dia 27 de janeiro, ele irá apresentar o Concerto para Piano em sol maior, de Maurice Ravel, acompanhado da Orquestra Juvenil da Bahia, além de realizar uma master class aberta ao grande público. Também estão com presença confirmada mestres de renome internacional, como Richard Roberts (spalla da Orquestra Sinfônica de Montreal), Ole Bohn (violinista norueguês, spalla da Ópera Nacional da Noruega e professor no Conservatório de Sydney), Catalin Rotaru (contrabaixista romeno que atua na Universidade do Arizona), Richard Beene (professor de fagote e diretor da Colburn School of Music, de Los Angeles) e Bart Claessens (solista holandês de trombone da Orquestra do Real Concertgebouw em Amsterdã, na Holanda).

Serviço

> O quê: 9º Festival de Música de Santa Catarina

> Quando: de 19 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013

> Onde: Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul

> Horários das principais apresentações diárias: 20h no Grande Teatro

> Ingressos gratuitos: todas as apresentações terão entrada franca para o público

> Informações sobre programação e ingressos no site

: Fone: (47) 3373-8652